domingo, 22 de maio de 2011

APOSTILAMANÍACO ?

Descobri que não posso ver passando ou mesmo parada alguma coisa bem encadernada, uma Apostila, ou coisa parecida. Fico logo curioso para ver do que se trata. Assim como tenho verdadeira obsessão por livros, por leituras em geral! ( como seria denominada essa mania (?) ?...apostilamania? leituramania?....aceitando sugestões).

Me toquei ( começar uma frase com um pronome oblíquo(?) é errado de acordo com a norma culta, mas certo, de acordo com a norma falada, popular , de acordo com o nosso Ministro de Educação) disso, desse fato, de ser assim tão curioso sobre Apostilas que passam pela minha frente, esses dias, ao cruzar com uma pessoa que carregava uma , super bem encadernadinha , debaixo do braço. Fiquei logo com vontade de saber de que se tratava e por pouco não fui atrás da pessoa pra perguntar...rsrs! Vocês devem imaginar a minha curiosidade quando entro numa loja, dessas de cópias, ainda mais em ambientes estudantis, vendo todas aquelas informações sendo copiadas, encadernadas. Dá vontade de arrematar tudo!

Comecei a me lembrar também de outros episódios parecidos com esse, tipo estar no saguão de um aeroporto, esperando um vôo e me sentar ao lado de uma pessoa lendo uma apostila, toda concentrada. Chego até a perguntar, algumas vezes, sobre do que se trata. Editais de concorrências, normas de congressos, trabalhos de escola, cópias de livros, matéria de concurso público, etc., e por aí vai a lista dos materiais que já andei “xeretando”.

Jogar fora, descartar uma Apostila de curso que fiz, então, nem pensar. Tenho todas guardadas (?), embora não saiba por onde andam algumas tantas. O mesmo com anotações de cursos, palestras, feitas, muitas vezes em pedaços de papel, não só em cadernos, blocos de notas. E falando em cadernos, tenho até hoje comigo, guardado(?) um , dos tempos do segundo grau, na época , chamado, o meu curso, de “científico”. Esse eu guardei porque está tão bem caligrafado, tão bonitinho que eu nem acredito que fui eu mesmo quem escreveu ( ou seria “escrevi” ?), tão feia e (quase) ilegível está a minha escrita , hoje em dia . Ainda mais, nesses tempos modernos de digitação , quando a gente, - eu pelo menos – quase não exercita a escrita à mão! ( outro dia, numa prova que me meti a fazer, tive que escrever uma redação, e , incrível a dificuldade de escrever – deu até câimbra na mão – ao passar a limpo os meus rabiscos do rascunho feito. Sim, os rabiscos, as anotações feitas sem cuidado, escrevo com facilidade, mas na hora de caprichar , escrever bonitinho para que pudesse ser lido e corrigido(?) por alguém, foi um desespero!

Bem, mas voltando a falar dessa minha obsessão ( ou seria mania? ) por Apostilas, livros, material impresso com conteúdo, vou passar a observar mais o que pode me levar a tamanho interesse(ou seria loucura?). Seria a vontade oculta(?) de tudo querer saber? De aprender tudo sobre tudo? De realizar o impossível, de me inteirar de tudo(?) que vejo escrito pela frente? De me tornar uma “enciclopédia ambulante” ? Que loucura ( ou seria só obsessão, ou mania ?) é essa ?

Aceitando sugestões, conselhos...e por que não, acompanhamento terapêutico ( grátis, trabalho voluntário,claro!) , etc. !

P.S.: essa é uma crônica de ficção e qualquer semelhança com fatos e personagens reais não é mera coincidência!

Nenhum comentário: