sábado, 8 de outubro de 2011

Uma coleção de chaveiros (antigos) ...

Acabo de achar , mais uma vez, tantas são as vezes que perco a mesma coisa, minha pequena coleção de chaveiros, que colecionava, quando mais ( bem mais ) novo.
Remetem-me às memórias da minha terra natal, Campos dos Goytacazes,RJ, onde vivi até os 16 anos, à cidade do Rio, onde morei dos 16 aos 23 anos e aos meus primeiros anos aqui em Floripa, a partir de 1977.
Revejo nomes e homenagens de coisas, de empresas,algumas que ainda resistem ao tempo - Pirelli, Lions Club, Ultragaz, GE, Petrobrás -, e de outras que, apesar de ainda existirem, estão caidaças ou , praticamente, em fase terminal - Americano Futebol Clube ( meu clube de coração,de Campos), Jockey Club de Campos, palco de belas tardes de domingo, de corridas de cavalos, que nosso pai costumava nos levar ( que, até onde sei, foi vendido, e toda aquela magnífica área, onde , provavelmente, irão fazer algum empreendimento imobiliário de gosto duvidoso - vide o Shopping (?), que fizeram onde , outrora, foi o clube Saldanha da Gama- sumirá do mapa, se não fizermos nada! ( minha velha culpa, por não ter conseguido impedir a destruição do teatro Trianon e do prédio do clube Saldanha da Gama, aflora...!).

E também tem as lembranças das coisas e empresas que já não existem mais - o próprio teatro Trianon, cujo chaveiro , "celebra" a Noite do Adeus, a Última Sessão de Cinema , no dia 8/06/1975 - onde estava você, Beto ? Que não estava lá, com seus "partisans" para protestar e impedir fazer o que ( o Bradesco fêz, que comprou o prédio e , ao invés de transformá-lo num Centro Cultural, construiu, mais uma moderna(?) agência, que poderia, com o dinheiro que o grupo tem,ter construído em qualquer outro lugar...! ) fizeram ?! Onde estava você?

Outros lembram a empresa de artigos esportivos Guardiã, do Rio Grande do Sul,- seu Milton, pai do grande amigo de adolescência Albano, com cuja família morei , durante meus primeiros anos no Rio, era representante comercial dessa empresa,(não existe mais, acho)- , o restaurante Mariscão, aqui da Lagoa da Conceição, Floripa, e alguns chaveiros , muito especiais, da nossa Casa Eletra Ltda., casa de comércio de material elétrico, que nosso avô fundou e que meu pai foi dono e de onde saiu todo o nosso sustento até nossa maioridade. Um dos chaveiros, celebra os 45 anos de existência da loja, isso lá pelos idos anos 60 ( depois verei , exatamente o ano de fundação da loja do pai e , prometo atualizar esta crônica).

Quem disse que não se pode viajar no tempo ? Acabo de fazê-lo ! Em segundos, fui até o período dos meus 10-16 anos,em Campos, passando um pouco pelo Rio, nos anos 70 e depois até um período dos meus 23-26 anos, anos iniciais de vida aqui em Floripa, onde o Mariscão, do Edson Andrino (vizinho nosso, na Afonso Delambert, Lagoa da Conceição ), era um dos palcos preferidos da nossa turma. Viagem mental, com direito a sensações, sentimentos, visões e muitas recordações.

O que uma antiga coleção de chaveiros consegue fazer, não é fantástico ?

2 comentários:

rita medina sendra disse...

Muito bom!!! Gostei demais!!!!!!

Mara Verani disse...

Gostei da criatividade e das recordações. Muito bom !