sexta-feira, 27 de maio de 2011

Posso viver sem os saquinhos plásticos ...?!

Passo, a partir de amanhã, dia 28 de maio de 2011 a fazer uma experiência : conseguirei viver sem trazer sacos plásticos para casa ? Isso, os famigerados sacos plásticos de supermercados, mercadinhos, padarias, lojas, etc., esses que até por lei já foram banidos e os comerciantes fingem que não sabem de nada e continuam a oferecê-los aos seus clientes. A lei diz que só podem ser usados, se fôr do tipo oxibiodegradável, mas que custando mais caro, óbvio, ainda não emplacou .
Eu já venho usando muito pouco os ditos cujos, procurando usar as minhas sacolas retornáveis , que já comprei várias, mas , muitas vezes, acabo esquecendo de levá-las comigo quando saio de casa e aí, na hora das compras, acabava trazendo mais alguns saquinhos de plástico poluente pra casa. Mas já vinha diminuído bastante a quantidade trazida, fazendo inclusive bastante reaproveitamento, reutilização. Quando reparo nas outras pessoas, fazendo suas compras, eu me vejo, muito mais vezes com minhas retornáveis e , muito de vez em quando, cruzo com algumas pessoas também com suas sacolas. Mas temos sido muito poucos. A grande maioria ainda não se deu conta que precisamos parar de usar e trazer pra casa esses saquinhos .
E pra fazer um teste, pra , talvez, me tornar um ativista contra os sacos plásticos não oxibiodegradáveis, resolvi ver como seria se eu passasse a não usar mais nenhum saco desses. A partir de hoje, me propondo a não trazer sequer mais um pra casa. No máximo vou ficar reutilizando os que ainda tenho, limpos, em casa. Ah, como vão ficar minhas lixeirinhas de casa, que “dependem “ tanto desses “ companheirozinhos” nada ecológicos, uma vez que , já há algum tempo me recuso a comprar qualquer embalagem de saco plástico? Bem, aprendi a fazer um saco de papel, e vou , então, passar a produzir mais desses em casa, a partir de folhas de jornais, revistas ,etc., só usando materiais recicláveis.
Periodicamente publicarei o andamento, os resultados dessa experiência! E já tendo em mente a próxima : sobreviverei , se começar a sair de casa, sem celular ? Essa parece-me que será mais desafiadora. Aguardemos !

Nenhum comentário: