sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fomigas sabem nadar ?

Bem, as daqui de casa sabem...! Ou estão aprendendo...e bem ! Pois, já não adianta mais o velho truque do pires ou prato cheio d´água, separando um doce delas. Várias são pegas, se esbaldando nos meus doces, após a travessia, que acaba sim, deixando várias delas afogadas pelo caminho... mas muitas sobrevivem e são essas que digo "...puts, aprenderam a nadar ....rsrs" ! Lá na casa da minha filha, onde mora com a mãe, ela diz que também tem ocorrido a mesma coisa! Seria mais uma demonstração do fenômeno do centésimo macaco ? ( referência ao episódio observado nas ilhas Galápagos – acho ...ou em algum outro arquipélago desses – quando um determinado macaco , numa das ilhas , começou a limpar as batatas que comia, abundante naquela região e que até então , todos os macacos comiam sem lavá-las! Algum tempo depois, todos os macacos, inclusive os das demais ilhas, sem contato com estes, começaram também a lavar suas batatas ...!).

Bem, minha filha diz que até imagina, na casa dela, dada a quantidade de formigas que sempre está presente, em vários lugares, escalando paredes e armários, que elas têm um campo de treinamento especial no sótão da casa...! Lá, receberiam todo um conjunto de instruções e se exercitariam, fazendo escaladas, subindo e descendo rampas, fazendo pontes, aprendendo a nadar, padrão treinamento BOPE... rsrrsrs...já imaginaram a cena ?

Bem, de qualquer modo , sou obrigado a reconhecer que elas são mais inteligentes que podemos imaginar. Organizadas , sem discussão e ... com o maior espírito de equipe e colaboração que jamais veremos entre nós , homens, seres, ditos, racionais ! São capazes de darem suas vidas umas pelas outras, para que várias delas consigam alcançar seus objetivos. Daí, talvez a grande explicação, Eureka ! Elas não estão aprendendo a nadar ! Elas fazem verdadeiras pontes "formiganas " onde algumas se sacrificam , para que a as demais possam atravessar os "poços de proteção" . Taí ! Puts ! De onde fui tirar que elas estavam aprendendo a nadar ! É muito mais "simples" e grandioso, morrer por um objetivo do que frequentar um curso do BOPE ...rsrsrsr ... por que não havia pensado nisso , antes ! ( E eu , que me achava prestativo, bem colaborativo e inteligente...!)

Já , nós, humanos ...!

Uma crônica pra alegrar a segunda-feira ! ( ...como se preciso fôsse...rsrrs)

Bom dia ! Quase 9 horas agora e já estou de pé - imagine só... ! (rsrsrs) - desde às 7 e 30 ! Já fiz a cama, um breakfast gostoso - ainda tomando um cafezinho - já botei as roupas no sol ( sim, faz um sol lindo, apesar do ClimaTempo insistir em dizer que aqui está "nublado com chuvas esparsas" (?)...tststst...rsrs , coloquei mais um lote ( de roupas ) pra lavar, fiz minha ginástica, tomei um belo banho. Respirei o ar puro da floresta que, graças a Deus, tenho a oportunidade de usufruir no quintal de casa, fiz uma pequena meditação na varanda, tomando sol e comendo meu iogurte com granola e ...sucrilhos... ( influência de uma amiga especial...rsrsrs)! Tá frio, apesar do sol lindo e do céu de brigadeiro ( avisem o ClimaTempo, já até enviei uma notícia pro site deles !).
Já dei uma olhada nas notícias , em alguns portais da Internet - nada de novo : meu Flamengo empatou com o Sâo Paulo, o Avaí , daqui da ilha, estreou goleando o Grêmio Prudente ( ex-Grêmio Barueri - queria saber porque mudaram de nome ?!) por 6 a 1 em noite de gala do zagueiro Émerson, que fez 3 gols - tá no site de esportes - e eu começo, agora, a trabalhar - meia-hora, atrasado em relação à minha agenda montada, hoje, às 8 da manhã !
Bem, bom dia e que hoje seja o melhor dia da sua vida ! Pra mim, será ! Carpe Diem ! (olha eu , escrevendo de novo, depois de tanto tempo parado, fazendo essa pequena crônica que , juntamente com as poesias do poeta que julgo ( e insisto em ) ser , adoro fazer !

(Escrito, com certeza, numa manhã de segunda-feira, deste ou do mes passado, no ano da graça de 2010 do calendário gregoriano. ) 21 de maio/2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Melhor Hora de Nossas Vidas !

Por que, certas pessoas, partem tão cedo ? Terão cumprido sua missão ? Ou partem, talvez antes da hora - ah, que presunção afirmar isso, como se tivéssemos controle de quando partir, para assim se referir a essa hora...- , para que cada um de nós se dê conta da finitude do tempo, da impermanência da vida, da importância de viver cada hora como se fôsse, senão a última, a melhor hora de nossas vidas...!

E por que não Leminski também ?

Um poeta que me inspira muito, embora pouco conheça dêle, o que conheço me maravilha.

" Bom dia, poetas velhos.
Me deixem na boca
o gosto dos versos
mais fortes que não farei.

Dia vai vir que os saiba
tão bem que vos cite
como quem tê-los
um tanto feito também,
acredite."

Paulo Leminski (1944-1989)

Apresentando Thoreau

Se por algumas vezes lerem coisas exageradas, magnificadas, é apenas minha vontade contida, represada por longo tempo, se manifestando . "Não me proponho escrever uma ode a coisa alguma, mas gargantear com o vigor de um galo matutino empertigado no poleiro, nem que seja apenas para acordar os vizinhos".(citando Henry David Thoreau (1817-1862), em " Walden ou A Vida Nos Bosques", pg. 87)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Um velho caso de amor...! Parte 1

Ah, esse meu velho caso de amor com ela ...!
Bem, fazia tempo que eu não a via. Por onde ela andaria?
Quando resolvi tê-la, queria oferecê-la, como presente...(?). Ela sempre foi assim, juntamente com suas companheiras, de diversos tipos, modelos lindas, internacionais, sempre foram objeto de desejo de muitos e estavam acostumadas a passar de mãos em mãos, sem serem consideradas vulgares, jamais. Coisas que somente um seleto grupo, tal como elas, conseguia.
Não foi fácil achá-la. Sempre me diziam que elas eram muito especiais, disponíveis somente em casas especiais, caras ! Sim teria que pagar para ter uma delas, mas com uma grande vantagem, ao pagar, ela passaria a ser minha, só minha dali pra frente, com exclusividade total para que eu pudesse fazer com ela o que eu quisesse, pintar e bordar , como diriam, inclusive dá-la de presente para alguém, imaginem só! Elas eram muito boas de usar, mas de certa forma delicadas, correndo o risco da gente se lambuzar um pouco, com seus fluidos que, embora raramente acontecesse, saía , algumas vezes, sem controle, causando embaraço e um certo desconforto...(!). Mas bastava que a tratássemos com carinho, segurando-a bem, com uma pegada firme, certa, que situações desse tipo jamais aconteceriam.
Finalmente achei uma especial, que me apaixonei logo. Na realidade eram duas. Só viria para mim se a companheira dela, mais simples, mas igualmente bonita, viesse junto. Estavam sempre em dupla, inseparáveis, pelo menos nessa casa onde as encontrei! Eram modelos francesas, essas, embora de origem americana. Eram negras, com alguns tons dourados – pintura, maquiagem(?)- que lhes davam uma aparência singular. Nunca tinha visto algo assim. Acertadas as condições com a proprietária da casa, levei-as comigo, pensando, ainda, em ofertá-las como um presente. Maluquice minha, logo percebida, pois jamais concretizei essa idéia, mantendo-as comigo, até os dias de hoje!
Só que após algum tempo de convivência e uso, relaxei e parei de ter contato com elas, embora estivessem sempre morando comigo. Estavam sempre em lugares que, por vezes, custava encontrá-las , imaginem só, na minha própria casa! Em lugares onde eu as colocava confortavelmente ( lembrem que eram delicadas), mas que, ficando sem procurá-las por algum tempo, – que louco era né ? deixá-las assim de lado! – perdia contato com elas e até esquecia que existiam. Que louco deveria estar, para desprezá-las assim!
...........................................................................
Pois bem, muito tempo se passou sem que eu me lembrasse delas,embora sempre comigo, me acompanhando por todos os lugares onde morei. Nesse tempo, tive várias moradias e elas sempre à reboque, sempre na delas, bem aconchegadas em algum cantinho que sequer as via!
Uma delas, a que eu sempre desejei e da qual mais eu usufruía,sumiu mesmo. Não a encontrava de jeito nenhum. Parecia que tinha se escondido de mim. Então, nesse ínterim, o jeito foi ficar com a companheira dela, não tão especial, mas igualmente gostosa de se pegar. Esta deslizava mais facilmente, sob meu controle e tinha uma grande vantagem : jamais me deixava na mão me lambuzando...!
Até que um dia a encontrei, perdida e parecendo ter sofrido algum acidente ( depois me lembrei do episódio ocorrido)- um pouco avariada em suas partes internas...!!! ( Lembrei mais tarde que , uma vez, ela caiu no chão e um cão labrador que eu tinha, filhote, veio brincar com ela e, sem querer, a machucou feio, a tal ponto de eu não conseguir mais usá-la...!- e daí a razão de eu tê-la abandonado, deixado-a de lado.
Esse reencontro foi ótimo pois, no fundo, no fundo, estava com muitas saudades de tê-la nas minhas mãos novamente, de usá-la o tempo todo, sempre que necessário e ...por que não, exibi-las aos amigos, afinal, poucos tinham algo parecido. Ainda mais uma francesa, preta, com tons dourados ! Só que, devido ao tal acidente, ela não estava em condições de desempenhar bem suas funções. Conseguia ficar de pé, comigo segurando, conseguia ficar deitada por si só, mas ...na hora de usar, negava fogo! Assim fui atrás de alguém que pudesse dar um jeito nela, que soubesse como tratá-la e que a colocasse , novamente, em condições de uso. Ela, por ser especial, só bebia um líquido feito só para modelos como ela. Mas para isso, precisava que ela se recuperasse, exatamente como era, originalmente. Não achei quem tivesse condições de colocá-la em funcionamento tal como era, quando veio parar em minhas mãos.
Mas, depois de muita procura – poucas casas lidavam com modelos como ela- achei um paliativo e finalmente pude voltar a usá-la. Numa casa achei um cartucho, um refill já com a tinta certa, para a minha maravilhosa caneta tinteiro Parker. O tal conversor, que tinha sido destruído pelo meu labrador, onde se coloca a tinta especial dela, estava em falta e após ter encomendado um para mim, o jeito foi passar a usar, por enquanto, o cartucho substituto. Mas assim que a parte que falta chegar, voltarei a ter o prazer de, como nos velhos tempos, reabastecê-la com a tinta e continuar a usar e abusar da sua maravilhosa escrita que só as boas tinteiros conseguem fazer! E, para assuntos mais corriqueiros que tenho que escrever, assinar, pro dia-a-dia, continuo usando a sua companheira, uma esferográfica , do mesmo modelo – Sonnet, made in France- não tão charmosa mas bem macia e bem bonita também!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Friends and Lovers (Amigos e Amantes)

“Photos....snapshots... prepared ones, ...on a such a glance, moments for ever captured!”.
( Photo Album description , on Facebook ).

“Fotos...instantâneos..., preparadas... num relance, momentos para sempre capturados!”
( Descrição do álbum de fotos “ Friends and Lovers”,publicado no Facebook ).
05/05/2010

Que faço com meu dia?!!!

Em média um cidadão, principalmente dos centros urbanos, passa, diariamente:
- 7 horas dormindo ( sono normal, saudável, recomendado, da noite);
-1/2 hora tomando o café da manhã;
- 1 hora almoçando;
- 1 hora jantando;
-1/2 hora , fazendo lanches outros , durante o dia;
- 1 hora, cuidando da sua higiene pessoal e necessidades fisiológicas básicas (banho, indo ao banheiro, etc. );
- 1/2 hora (no mínimo) ao telefone;
- 1 hora na frente de um computador, navegando na Internet ( mandando e/ou respondendo e-mails, apagando SPAM´s, se defendendo de vírus, batendo papos no MSN,usando o Orkut e/ou outros sites de relacionamento, etc., etc.)
- 1 hora no trânsito ;
-1/2 hora pagando suas contas e/ou cobrando seus créditos ;
-1/2 hora, reclamando do governo, de alguma operadora de telefone ou de alguma administradora de cartão de crédito;
- 1/2 hora, pensando em casar ou comprar uma bicicleta, em ter ou não filhos, ter um ou mais amantes( namorados(as), companheiros(as), etc. ), se sai do emprego e abre seu próprio negócio próprio ou muda para um novo emprego na iniciativa privada ou se faz um concurso público e consegue um emprego estável, ou ...enfim...pensando sobre sua vida !

Bem, já são cerca de 15 horas por dia fazendo "tudo isso" e ...se o cidadão já trabalha ou estuda , em média, 8 horas por dia , já temos...
23 horas...!!! de um total das nossas preciosas 24 horas diárias !!!!!!

Puts....e se este cidadão, adora uma novela da Globo (ou da Record...!), de um Big Brother da vida ou de um documentário da Discovery...!!!!, é , no mínimo, mais 1 hora, - a única que lhe resta!- por dia, em frente à uma TV !

E foi-se sua vida!!!!
Pensem nisso !!!